A AboutFace Brasil é uma organização beneficente cujos objetivos são: promover a conscientização das pessoas sobre as diferenças faciais, físicas e /ou deficiências.Também criar um espaço de encontro onde exista aceitação e respeito para que as pessoas possam trocar ideias, se divertir e consultar profissionais para ajuda-los a levantar a auto-estima e promover a auto-aceitação.
A AboutFace Brasil concentra suas ações em programas educativos para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos em escolas públicas e particulares com atividades educativas abordando temas como o respeito ao indivíduo e suas diferencas, conviver no coletivo e diversão saudável, bem como realizar palestras, oficinas e debates/depoimentos sobre uma boa alimentação, pressão grupal, drogas, bullying, enfim todas as situações das comunidades onde vivem os jovens.Um dos requisitos para que a aprendizagem seja efetivada é que o indivíduo esteja saudável.
Visão: Todo ser Humano é co-criador da realidade. Somos todos co-responsáveis por tudo que está a nossa volta, individual e coletivamente.
Missão: Ser modelo e multiplicador na luta pela conscientização da sociedade, quanto ao seu papel de protagonista na construção do desenvolvimento social. Queremos assegurar que cada vez mais pessoas sejam valorizadas e respeitadas em suas diferenças, promovendo a compreensão e aceitação para que todos tenham igualdade de oportunidades e revelem seu potencial em um mundo tão diverso. Assim, pessoas pertencentes a segmentos tradicionalmente desfavorecidos ( portadores de necessidades especiais, diferenças e /ou deficiências, comunidade de baixa renda, etc.) podem ser incluídas na sociedade interagindo com o restante da comunidade que, através da conscientização, procuram adaptar-se mutuamente construindo uma sociedade para todos.
Objetivos: Um dos nossos objetivos é ajudar as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas por dentro e por fora. Quando pensamos em diversidade humana, devemos ter em mente a amplitude de fatores que a compõem. Além das características visualmente percebidas nas pessoas, como sexo, etnia e conformação física, é importante que estejamos atentos às variáveis subjacentes que nos diferenciam uns dos outros, como nossos valores, crenças, conhecimentos, interesses e habilidades.
Queremos então ajudar nesse processo de mudança importante no qual todo cidadão está envolvido, exercendo a cidadania e desempenhando um importante papel social.
– Descricao de algumas atividades –
Tipos de atividades que tem sido desenvolvidas nas escolas e instituições através de encontros, palestras e oficinas com os seguintes objetivos:
* Abordar junto aos alunos, professores, funcionários e pessoas afins, temas como a importância do respeito às diferenças e /ou deficiências para um saudável conviver no coletivo para que todos percebam que o ser humano é maior que as dificuldades que enfrenta, levando em consideração que cada um é único e deve ter a sua individualidade respeitada e preservada, visto que é justamente ela em sua diversidade e pluralidade que cria a riqueza da humanidade.
* Capacitar professores, funcionários e pais em seu ambiente acadêmico e em casa, para lidar com as diferenças e assim possam acolher e orientar de forma adequada crianças e adolescentes com algum tipo de diferença e / ou deficiência incentivando o processo de inclusão escolar e social e com isso evitar provocações e bullying.
* Desmistificar o processo inclusivo de suas aparentes dificuldades e exigências de um alto nível de conhecimento e de especialização demonstrando o processo em sua totalidade como algo que flui naturalmente, na medida em que nos aproximamos de nossa condição humana, reconhecendo nossas limitações e assumindo as nossas diferenças como valores.
*Apresentar programas educativos como oficinas, palestras, debates, para despertar o interesse nas escolas e comunidades pelas artes, música, literatura.
* Promover eventos e apresentações com essas artes juntamente com programas de prevenção às drogas, desenvolver novas habilidades para elevar a auto estima e assim alcançar o objetivo da AboutFace Brasil, sensibilizar a sociedade da importância da riqueza da convivência com a diversidade, a aceitação das diferenças e respeito ao indivíduo.
Daí a importância que o programa tem, pois ele vem como uma espécie de monitoramento da saúde do estudante, que terá um desempenho melhor nas atividades escolares e em sua vida.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência compreende a faixa etária entre 10 e 19 anos.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069 de 13/07/90), é considerado adolescente o indivíduo entre 12 e 18 anos de idade. Essa diferença é pouco relevante considerando todas as modificações biológicas, psicológicas e sociais que caracterizam esse período da vida.Propomos realizar com os adolescentes e crianças, atividades com os temas propostos através de dinâmicas e rodas de conversa.
Este trabalho consiste em um método de participação coletiva acerca de uma temática, através da criação de espaços de diálogo, nos quais os sujeitos podem se expressar e sobretudo, escutar os outros e a si mesmos. Com isso, os alunos da comunidade, professores e pais serão multiplicadores de informações nas suas vivências.
Diante dos assuntos trabalhados notamos que existem dúvidas sobre temas como: drogas, alimentação saudável e pouco conhecimento sobre as questões culturais que envolvem as comunidades. Existe uma falta de diálogo dos adolescentes com os pais e vice-versa, sobre temas que envolvem as drogas, o corpo, etc. A falta de diálogo acontece em qualquer grupo cultural “generation gap”, o vazio da geração, talvez isso justifique a grande quantidade de dúvidas e divergências sobre os temas citados.
Nossa presença com certa frequência na escola com os alunos durante as oficinas cria um tipo de cumplicidade para melhorar nosso diálogo, o que facilita o esclarecimento de dúvidas existentes, que é nosso papel para com eles. Não estamos realizando este trabalho para palestrar, muito menos dar aula sobre os temas. Nossas visitas as escolas são para informar através do dialogo horizontal e não vertical.
Este trabalho está apenas começando e serão necessários vários encontros em cada escola, acompanhamento e participação dos professores e pais para conseguirmos resultados positivos com o projeto.