De forma geral, o desenvolvimento de sua auto-estima é o melhor meio de lidar com uma provocação. Sentir-se confiante acerca de si mesmo e de suas habilidades, usando o humor na hora apropriada e tendo o apoio de seus amigos ou dos adultos da escola são estratégias bem úteis.

Existem algumas coisas simples que você pode colocar em prática, no momento em que a provocação estiver sendo feita, para não deixar que esta perturbe você:

1. Respire profundamente e conte até três. Então, deixe o ar sair enquanto você conta até seis. Isto irá ajudá-lo a relaxar e desta forma você poderá falar sem parecer estar FORA DE CONTROLE.

2. Fique ereto e com a cabeça erguida, mantendo ambos os pés firmemente presos ao chão.

3. Olhe a pessoa nos olhos, diga educadamente como você se sentiu quando ela lhe disse coisas indelicadas. Lembre-se de contar-lhe como você se sente usando frases com os pronomes ‘eu’, ‘me’: isso me deixa aborrecido, isso me deixa triste.

4. Use suas “armas”: palavras, olhares e todo o corpo, para defender seus direitos.

5. Você pode querer fazer algumas brincadeiras que parecem enfraquecer as provocações e devolver a gozação para o provocador. Contudo, tente não insultá-lo ou fazer piadas cruéis. Cuidado para não se tornar um provocador também!

6. Combine com seus amigos como poderão ajudar um ao outro. Permanecendo juntos e indo embora, vocês estarão dizendo ao provocador que a opinião dele não conta para vocês.